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Hortolândia terá uma das 16 escolas de Ensino Médio em tempo integral

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


A Cidade de Itatiba faz parte, neste ano letivo de 2012, de um grupo de 16 escolas estaduais selecionadas pelo Governo do Estado de São Paulo para atender os alunos de Ensino Médio em tempo integral em um projeto piloto. A escola itatibense escolhida é a Prof. Antônio Dutra, que passará a atender a cerca de 500 alunos em 9,5 horas diárias de aulas e oficinas diferenciadas.

No dia 26 de janeiro o Prefeito esteve presente em uma reunião da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, na qual firmou o apoio nos setores de transporte e merenda para o desenvolvimento do projeto piloto em Itatiba. “Nosso objetivo maior com essa iniciativa é a melhoria da qualidade da educação de nossos alunos”, destacou o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald durante a reunião. “Queremos fazer com que nossos jovens formados pelo Ensino Médio de São Paulo estejam preparados não só para os novos desafios do mundo do trabalho, mas também para uma sólida formação universitária.”

O Prefeito João Fattori afirmou: “Iniciativas que projetem a melhoria da qualidade de ensino e a capacitação dos alunos para a universidade e para o trabalho serão sempre apoiadas por nossa administração. O Estado está organizado para a nova proposta e nós acreditamos na escola em tempo integral, prova disso, é que quatro unidades municipais passarão a atender nesse regime agora em 2012”.
Características do projeto

O projeto propõe a ação do aluno protagonista que, ao entrar no Ensino Médio, traça seus objetivos profissionais e elabora, em conjunto com os professores, o plano de estudos necessários para alcançá-lo. Para isso, o aluno contará com disciplinas específicas da área que escolher seguir, assuntos que serão complementares e o prepararão par ao vestibular ou para o mercado de trabalho.

A escola estadual itatibense se tornará um Centro de Referência Integral e os requisitos para ser uma das escolhidas foram estrutura que oferecesse condições para as instalações necessárias e adesão dos pais e alunos.

Entenda o projeto
No novo modelo, a jornada será ampliada de seis horas para nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. A estrutura contará com salas temáticas de português, história, arte e geografia, salas de leitura e informática, e laboratórios de biologia, química, física e matemática. Só em recursos audiovisuais, incluindo lousas interativas, serão investidos R$ 299 mil por escola, em um total de R$ 3,18 milhões. Para as reformas e obras de adaptação foram destinados R$ 4,6 milhões.

Os alunos terão orientação de estudos e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. Além das disciplinas obrigatórias, eles contarão com disciplinas eletivas, de acordo com a área de interesse. O intuito é contribuir para que o aluno esteja apto tanto para a continuação dos estudos após o Ensino Médio, quanto para o mundo do trabalho.

Além da integração das disciplinas do currículo, a diferença do novo modelo para as já existentes escolas de tempo integral está no novo regime de trabalho de seus professores.

Professores com dedicação exclusiva
O novo modelo de Ensino Médio em tempo integral terá novo regime de trabalho para os professores que atuarem exclusivamente nessas unidades. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno. Para isso, está prevista (em projeto de lei ou em lei a ser sancionada) uma gratificação de 50% sobre o salário-base, o que equivale a um aporte de R$ 5,68 milhões anuais, R$ 355 mil ao ano por unidade de ensino.

O trabalho a ser desenvolvido nessas primeiras unidades servirá de referência para a ampliação da iniciativa em todo o Estado nos anos seguintes, de modo a promover a melhoria da qualidade do ensino, nos termos do programa Educação — Compromisso de São Paulo, que tem como objetivos principais colocar o sistema educacional de São Paulo entre os melhores do mundo e fazer a carreira de professor ser uma das mais valorizadas entre os jovens.

Para 2013 está prevista a implantação em mais 100 unidades e, em 2014, em outras 184. A intenção é de que até o fim da atual gestão sejam implantados 300 centros.

Unidades que oferecerão o novo modelo a partir de 2012:

Diretoria de Ensino – Município – Escolas Estaduais
Araraquara – Araraquara – Jardim Imperial
Caieiras – Cajamar – Walter Ribas de Andrade
Caieiras – Cajamar – Ten. Joaquim Marques da Silva Sobrinho
Capivari – Indaiatuba – Jardim Colonial
Centro-oeste – São Paulo – Alexandre von Humboldt
Centro-oeste – São Paulo – Professor Antonio Alves Cruz
Itapevi – Barueri – Prefeito Nestor de Camargo
Jundiaí – Jundiaí – Conde de Parnaíba
Jundiaí – Itatiba – Professor Antonio Dutra
Pindamonhangaba – Pindamonhangaba – Ryoiti Yassuda
Pindamonhangaba – Campos do Jordão – Vila Albertina
Santo André – Encontra Santo André – Jardim Riviera
São José do Rio Preto – São José do Rio Preto – Professora Amira Homsi Chalella
São José do Rio Preto – São José do Rio Preto – Professor Jamil Khauan
São Vicente – Praia Grande – Reverendo Augusto Paes de Ávila
Sumaré – Hortolândia – Jardim Amanda

Fonte: AtibaiaNews



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Esta notícia foi publicada em sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 a 11:37 na categoria Notícias Hortolândia.

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